quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PSOL cogita lançar candidatura própria na Câmara


Priscilla Mendes, do R7, em Brasília – publicado em 26/01/2011 às 19h32


O PSOL é o único partido que ainda não manifestou apoio formal à Marco Maia (PT-RS), atual presidente e candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. O líder da legenda, Ivan Valente (PSOL-SP), não descarta a possibilidade de o partido lançar candidatura própria e diz que o apoio a Maia é “improvável”.
O deputado Marco Maia, em campanha desde o início do mês, conseguiu fechar nesta quarta-feira (26) o apoio de 21 dos 22 partidos da Câmara. O feito, segundo o petista, é inédito. Somente nesta tarde, PMN, PSC, PTB e PV manifestaram apoio oficial, além de um bloco de sete partidos com pequeno número de deputados, os chamados nanicos.
O líder do PSOL declarou ao R7 que seu partido não tem intenção de apoiar a candidatura independente de Sandro Mabel (PR-GO) – que não conquistou apoio de nenhuma legenda – nem mesmo a de Marco Maia. Segundo Valente, há uma “diferenciação programática” entre o PSOL e o PT.
- Acho difícil o apoio [a Marco Maia]. O PSOL é um partido de oposição ideológica e programática ao governo. Sem nenhum demérito da sua pessoa.
Não está descartado, inclusive, o lançamento de uma candidatura própria do PSOL. A questão será tratada em uma reunião entre as bancadas no Senado e na Câmara com a executiva do partido, marcada para esta quinta-feira (27).
- O lançamento ou não de uma candidatura também não está descartado, mas vai depender de nós percebermos algo que represente alguma expressão numérica.
De acordo com Valente, a reunião de amanhã também servirá para que o partido apresente uma minuta com propostas da legenda para a Mesa Diretora.
- Estamos com uma minuta de propostas para a Mesa da Câmara de independência do legislativo, autonomia, protagonismo, transparência, além de um programa com as principais votações para 2011, como a reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.