quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estudantes reivindicam contra o aumento das passagens de ônibus e são recebidos com violência pela Guarda Municipal

Segunda audiência desmarcada por Agra leva manifestantes a ocuparem a Prefeitura


Postado por Juliana Freire em Noticia , dia 26/01/2011 às 18:16h
Fonte: da redação


 
Universitários do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) foram recebidos pela Guarda Municipal com socos e empurrões  ao ocuparem, na tarde desta quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os estudantes reivindicam a redução do preço da passagem de ônibus de R$ 2,10 para R$1,90.
Homens do batalhão de CHOQUE foram ao local, mas nada fizeram contra os estudantes. Estes permaneceram protestando numa sala na parte de trás da Prefeitura e disseram sair de lá, apenas, quando o prefeito Luciano Agra for pessoalmente debater o assunto.
A audiência marcada com o prefeito foi marcada para hoje. Contudo, segundo o Coordenador de Formação Política e Movimentos Sociais do DCE, Carlison Oliveira, o Secretário de Articulações políticas, Dunga Junior, comunicou o adiamento pela segunda vez do encontro entre os estudantes e o prefeito.
O chefe de gabinete de Agra, Alexandre Urquiza, afirmou que a audiência não foi desmarcada e que o prefeito conversará com os estudantes ainda hoje no Centro Administrativo. “O prefeito está surpreso com esta manifestação”, declara Urquiza.
Dentre a luta contra o aumento de 10,5% da passagem de ônibus, os manifestantes reivindicam uma auditoria das contas das empresas de transporte público e uma planinha com os números que justifiquem o aumento; um seminário que discuta mobilidade urbana; meia passagem nos domingos para todos.
No dia 27 de dezembro de 2010 o Conselho Tarifário da STTrans votou para o aumento das passagens de ônibus e  no mesmo dia o prefeito Luciano Agra aprovou a medida.  Os estudantes tem direito garantido pela Lei de estarem presentes na votação, mas não foram convocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.